terça-feira, 5 de julho de 2011

4º mês de vida em Abril e... a primeira sopinha e sobremesa!

Já tenho 4 meses de idade!!
Agora meu estômago é maior, por isso não sinto tanta fome como antes. Também como cada vez mais, não é?? :)
Mamo, normalmente, de 3 em 3 horas... Continuo a engordar e a crescer...
Já ouvi dizer que já posso comer coisas sólidas. Que bom! Já 'tava farto desta comidinha sem graça...
A possibilidade de começar a comer alimentos como frutas ou sopinhas surgiu e eu adorei!
A minha primeira refeição a sério foi no dia 27 de Abril (sentadinho no colo da bisavó e com o bisavó a dar os colherzinhas...), composta por uma deliciosa sopinha feita pela minha querida bisavó Celeste e um purezinho de fruta cozida (perinha)... Hum... Delicioso... Comi e chorei por mais!
Pelos vistos, não fiz reacções alérgicas... Assim, passei à fase de conciliar as minhas mamadas com o pratinho da sopa e da fruta... Demais...! Tou a adorar!
Agora tudo à minha volta chama a minha atenção e na hora de mamar atrapalha um pouco.
Ah, é verdade! Também já consigo rolar pra cá e pra lá!!
Com a ajuda da D. Maria José Lopes (mãe do Luis) consegui ficar de bruços pela primeira vez na casa dela e levantar os meus ombros e a minha cabeça, usando os meus braços como apoio... UAU! QUE SENSAÇÃO! Assim, essa miniflexão de braços ajuda-me a fortalecer os músculos, além de me dar uma melhor visão do que está à minha volta.
No dia em que rolei de costas para a frente (o mais dificil para mim na altura..) olhei para a cara da mamã e vi que estava a sorrir, aí percebi que fiz uma coisa fantastica (como eu!). Então agora ela está sempre a motivar-me a rolar e faz uma grande festa! vejo a alegria nos olhos dela... está orgulhosa de mim! que bom!
Já tenho um controlo muito bom dos meus movimentos. Já consigo agarrar um objeto, estudo-o e analiso-o bem e, é claro que o coloco na boca, pois é assim que eu conheço melhor as coisas.
Tenho-me babado mais que o normal e uso tudo o posso para coçar a minha gengiva por causa dos dentinhos...
Como estou na fase de querer agarrar tudo, estimulam-me a brincar com vários objetos, como, por exemplo, uma simples fralda de pano limpa ou mordedores. Eu adoro porque seguro, chupo, amasso, mordo...
Também gosto dos brinquedos que têm luzes e som... Posso até passar um tempo a brincar sozinho...
Já entendo alguma coisa sobre a linguagem falada.
Já faço bastantes sons, querem saber?? ma-ma-ma, a-a-a-a, da-da-da, uuuuuhhhhhh, e também consigo brincar de imitar. Tento imitar o que fazem com a boca e eles me imitam também. É uma brincadeira muito divertida para mim neste momento, e é muito estimuladora...
Sou capaz de saber quando alguém está por perto; acompanho os movimentos e procuro o som das suas vozes. Fico tão feliz que dou chutinhos, balanço os braços e faço sons, assim como sorrio. Às vezes, quando vão embora ou estão ocupados a fazer alguma coisa, eu reclamo.
Também ando mais selectivo. Antes eu distribuia sorrisos para todos à minha volta, agora começo a estranhar algumas pessoas. De qualquer forma, não me importo de interagir com os outros, mesmo não estando no colo da mamã... Sou um menino sociavel e sinto-me sempre seguro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário